• Carregando...
Fundador do Surf Office checa condição das ondas para cliente | Fotos: Laura Leon para The New York Times
Fundador do Surf Office checa condição das ondas para cliente| Foto: Fotos: Laura Leon para The New York Times
  • Local oferece infraestrutura para quem não consegue ficar longe do trabalho

Há muito tempo, os hotéis e resorts tentam atender viajantes que não podem se afastar das suas tarefas profissionais. Mas, agora, alguns estabelecimentos estão se especializando em conciliar o trabalho e as férias. Esses novos empreendimentos oferecem um lugar onde as pessoas podem dormir, se divertir e conviver com colegas em lugares exóticos mundo afora.

É a velha ideia de férias sem férias, só que na era digital.

O eslovaco Matej Hrescak, que trabalha como designer no Facebook e mora na Califórnia, passou recentemente várias semanas no Surf Office, nas ilhas Canárias (Espanha), perto de uma praia conhecida por ser boa para surfar.

"Gosto de longos períodos ininterruptos de trabalho para poder mergulhar em um problema específico.Ter um destino onde você está distante das distrações habituais tornou isso possível", disse.

A internet veloz, o escritório totalmente equipado, o acesso a uma cozinha e a amizade com outros hóspedes foram fatores que contribuíram para melhorar a sua produtividade, segundo ele.

Steve King, da consultoria Emergent Research, disse que a tendência de misturar o "co-working" (local que oferece espaço de trabalho por tempo determinado) com as demais atividades da vida começou há cerca de cinco anos. Ele citou como fatores para isso os avanços tecnológicos, que permitem trabalhar de qualquer lugar onde houver internet rápida, a mentalidade de trabalho em tempo integral e a tendência de as pessoas viajarem mais e rejeitarem os horários tradicionais de expediente.

As empresas se interessam por esses lugares por causa das suas áreas comunitárias intimistas, suas comodidades e suas atividades de compartilhamento de trabalho e convívio. Nove funcionários remotos da empresa de desenvolvimento de sites Automattic passaram recentemente seis dias no Surf Office "para construir relacionamentos, ter uma interação em tempo real e também para trabalhar em projetos que são mais bem desenvolvidos pessoalmente", disse a empresa.

As localizações idílicas não são acidentais. "Se você pode trabalhar de qualquer lugar, por que não fora da cidade, com um pouco de ar fresco para respirar, boa comida para comer e pessoas agradáveis com as quais conversar em volta lareira?", argumentou Eric van den Broek, que abriu em meados de 2014 um local chamado Mutinerie Village, numa antiga fazenda que pertenceu ao seu avô e agora foi restaurada, uma hora e meia a sudoeste de Paris.

Um crescente número de espaços de "co-working" são temporários, como o Coworking Camp, empreendimento que funcionou por seis semanas num hotel à beira-mar em Kemer, na Turquia.

Havia no Coworking Camp cerca de 30 empreendedores, fundadores de start-ups, programadores, designers e profissionais de marketing, oriundos de 18 países.

Matthias Zeitler disse que teve a ideia do acampamento quando trabalhava em Salzburgo, na Áustria, com uma equipe que desejava participar de uma comunidade mais ampla. "Foi muito forte", disse. "Estávamos realmente focados no trabalho, em fazer network e curtir as férias."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]