O Japão inaugura nesta sexta-feira (17) um hotel que promete ser mais um avanço no país já consolidado como hi-tech: um hotel cujos funcionários são, na verdade, robôs.
O CEO da companhia H.I.S, que criou o hotel, Hideo Sawada, aponta que o local foi elaborado para ser altamente tecnológico e, principalmente, de baixo custo. Uma diária custa em média US$ 80, enquanto em similares, segundo o jornal inglês “The Guardian”, o valor é pelo menos duas vezes maior.
No Henn-na Hotel (que traduzido seria algo como “hotel estranho”), o recepcionista é um robô em forma de dinossauro, enquanto o cehck-in é feito por um com formas femininas. Um carrinho automático é responsável por levar as malas aos quartos. Mais um robô, este sem cabelos, faz o papel de porteiro.
Outra inovação é que a abertura das portas dos quartos é feita por reconhecimento facial. Em vez de receber uma chave, o hóspede faz uma foto na recepção.
Um dos papéis mais interessantes dos robôs é o de garçom. Haverá um no lobby responsável por distribuir as bebidas e lanches simples -- embora no dia da apresentação para a imprensa, quarta-feira, ele ainda não estivesse em operação.
Sawada quer ampliar o conceito de seu hotel: ele pretende que os robôs se comuniquem também em chinês e coreano. Além disso, pretende abrir outras unidades no Japão e, futuramente, fora do país.