O Telescópio Espacial Hubble descobriu uma minúscula quarta lua orbitando o distante planeta anão Plutão, informou a Nasa na quarta-feira.
O telescópio espacial buscava por anéis ao redor do planeta no final de nosso sistema solar quando encontrou a P4 - nome temporário da lua recém-descoberta.
Com diâmetro estimado entre 13 e 34 quilômetros, a P4 é a menor das quatro luas de Plutão, disse a agência espacial dos EUA em um comunicado.
A maior lua de Plutão, Caronte, tem 1.043 quilômetros de extensão e as outras luas, Nix e Hydra, estão na faixa dos 32 aos 113 quilômetros de diâmetro.
"Acho impressionante que as câmeras do Hubble tenham nos permitido ver um objeto tão minúsculo de forma tão clara a uma distância de mais de 5 bilhões de quilômetros", disse Mark Showalter, do Instituto Seti, de Mountain View, na Califórnia, que liderou o programa de observação do Hubble.
A P4 situa-se entre as órbitas de Nix e Hydra, ambas descobertas pelo Hubble em 2005. Caronte foi descoberta em 1978 no Observatório Naval dos EUA.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano