O presidente venezuelano, Hugo Chávez, enviou presentes ao líder cubano Fidel Castro pelo 48o aniversário de sua revolução, informou nesta terça-feira a imprensa oficial.

CARREGANDO :)

Desde o fim de dezembro, Cuba comemora com feiras, espetáculos de música, venda de livros e alimentos, a chegada ao poder de Castro em 1959, depois da derrubada do ditador Fulgencio Batista.

"Entre os presentes enviados, estavam esculturas em madeira e artesanatos venezuelanos, além de uma coleção inteira de livros que inclui as Obras Completas de Simón Bolívar'', disse o jornal Granma, do partido comunista.

Publicidade

Castro permanece afastado do poder desde julho por causa de uma cirurgia de urgência. Esta semana, a imprensa oficial transmitiu uma mensagem em que dizia aos cubanos que sua doença, que não foi divulgada, estava longe de ser uma "batalha perdida''.

Segundo o Granma, o presidente Chávez também fez chegar ``a seu querido irmão de luta'' um quadro com o agasalho de competição de um dos integrantes da equipe cubana de esgrima campeã centro-americana em Caracas em 1976, morto na sabotagem de um avião da companhia Cubana de Aviación em pleno vôo.

Depois da crise de saúde do líder cubano, Chávez visitou várias vezes a ilha para cumprimentar seu amigo e aliado político.

As últimas imagens de Castro são de 28 de outubro em um vídeo de poucos minutos, em que aparece abatido, mas atendeu o telefone e leu o jornal do dia para desmentir rumores sobre a deterioração de sua saúde.

Castro não participou das homenagens por seu aniversário de 80 anos em novembro que reuniram em Havana mais de mil personalidades da arte, política e letras de vários países. Também não participou de um desfile militar em sua homenagem no dia 2 de dezembro. O Granma de terça-feira trouxe ainda uma mensagem do presidente eleito da Nicarágua, Daniel Ortega, a Fidel Castro pelo aniversário da revolução.

Publicidade

As autoridades cubanas insistem que Fidel Castro vai retornar ao poder, apesar de não esclarecer quando nem de que forma poderia ocorrer sua volta.