O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta terça-feira (21) que terá de passar por uma nova cirurgia após os médicos que o tratam em Cuba terem detectado uma lesão no mesmo local onde o líder teve extraído um tumor maligno em junho do ano passado.
O site do jornal El Universal publicou um vídeo em que Chavez faz o anúncio. "A cada 4 meses tenho que ser submetido a rigorosos exames, como qualquer paciente que tenha tido uma intervenção para extrair um tumor maligno", disse Chávez. "Em outubro se saiu tudo bem, em novembro, em dezembro, em janeiro e em fevereiro. Agora, na metadade de fevereiro, fiz um novo exame, eu fui a Cuba no sábado (...), uma viagem exclusivamente para o exame, conversei com Fidel e Raúl (Castro) e fui ao hopsital onde me operaram (...). Fizeram todos os exames (...) me submeteram a uma tomografia (...) e a outros tipos de exames, tomografia, ressonsância magnética, exame que percorre todo o corpo com contrates, para ver se alguma parte do corpo ficou um resíduo ou uma ameaça".
O presidente venezuelano disse que faria o anúncio na quarta-feira, depois do carnaval, mas que decidiu se adiantar. "Eu havia decidido com disse (fazer o anúncio) depois que passar o carnaval (...), informar ao país com detalhe o resultado do exame, mas como os rumores cresceram me vejo obrigado a adiantar a informação (...). Em verdade no exame em Havana foi detectada uma lesão no mesmo local onde foi extraído o tumor, é uma lesão pequena, de cerca de 2 cm de diâmetro, isso obriga a extrair essa lesão e isso obriga a uma nova intervenção cirúrgica, supõe-se menos complicada que a anterior. Estou em boas condições físicas para enfrentar essa nova batalha".
"Desminto que tenha metástases (...), que já estou morrendo", acrescentou o governante ao concluir um discurso televisado de quase duas horas em uma fábrica de veículos pesados em Barinas, seu estado natal.
Chávez, que foi operado de um tumor cancerígeno no dia 20 de junho em Cuba e submetido a quatro sessões de quimioterapia em Havana e Caracas, dizia desde dezembro estar "plenamente recuperado" da enfermidade.
A próxima intervenção cirúrgica "supostamente é menos complicada que a anterior", disse Chávez.
O presidente, no poder desde 1999, buscará um terceiro mandato nas eleições presidenciais de outubro, frente ao candidato único da oposição, Henrique Capriles.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula