O nacionalista de esquerda Ollanta Humana está quase 4 pontos percentuais à frente da deputada de direita Keiko Fujimori no segundo turno das eleições presidenciais do Peru, que será realizado em 5 de junho, indicou uma pesquisa nesta quinta-feira.
A pesquisa, realizada pelo instituto local CPI e publicada na revista Correo, diz que Humala, que atenuou seu tom agressivo, tem 40,6% das intenções de voto. Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, atualmente preso, recebeu 36,8% de apoio dos eleitores.
Humala e Fujimori tiveram 31,7% e 23,6% dos votos, respectivamente, no primeiro turno em 10 de abril.
A pesquisa ouviu 1.800 eleitores e foi realizada entre 20 e 24 de abril, com margem de erro de 2,3 pontos.
Fujimori está concorrendo como uma candidata que apoia os negócios em uma das economias que mais crescem no mundo. Humala prometeu manter as principais políticas econômicas intactas se for eleito, apesar de os investidores continuarem incertos sobre ele.
Excluindo os eleitores indecisos e aqueles que irão se abster do voto, Humala aparece com 52,5% dos votos e Fujimori 47,5%, segundo a pesquisa. Eleitores indecisos corresponderam a 10,6% dos entrevistados, e os eleitores que provavelmente irão abster representaram 11,9%.