O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, tem 70 por cento de aprovação duas semanas depois de ter vencido as eleições, e uma maioria acredita que ele terá um governo ao estilo do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou uma sondagem divulgada no domingo (19).
Humala, um nacionalista e militar reformado que moderou seu discurso radical de esquerda antes dos comícios, venceu a conservadora Keiko Fujimori com 51,4 por cento dos votos em pleito realizado no início deste mês.
Na primeira pesquisa de opinião após as eleições, 78 por cento dos entrevistados disseram considerar que o mandatário eleito fará um governo regular ou bom a partir de 28 de julho, quando assumirá as rédeas do país por cinco anos, informou a empresa Ipsos Apoyo em sondagem publicada no jornal El Comercio.
Durante a campanha eleitoral, Humala pregou sua admiração pelo modelo econômico brasileiro e se distanciou do presidente venezuelano Hugo Chávez, cujo apoio em 2006 lhe custou o fracasso em sua primeira tentativa de vencer a disputa presidencial.
O presidente eleito, de 48 anos, prepara agora sua segunda viagem pela América do Sul após as eleições no Peru, um grande produtor de matérias-primas que registra há alguns anos um forte crescimento econômico. Humala visitará na terça-feira o presidente da Bolívia, Evo Morales, e a partir de 28 de junho irá a Equador, Colômbia e Venezuela. Em sua primeira viagem, que durou uma semana, ele esteve no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais