A Hungria, do primeiro-ministro conservador Viktor Orbán, anunciou nesta terça-feira (18) o slogan da sua presidência do Conselho Europeu, uma das instituições da União Europeia: “Faça a Europa Grande de Novo”.
O bordão é inspirado no slogan da primeira campanha presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos, em 2016 (“Faça a América Grande de Novo”) – o republicano retomou o lema na disputa pela Casa Branca deste ano.
“É uma referência a uma presidência ativa”, disse o ministro húngaro dos Assuntos da UE, János Bóka, segundo informações do site Politico.
“Na verdade, mostra e manifesta a expectativa de que juntos seremos mais fortes do que individualmente, mas que devemos poder permanecer quem somos quando estamos juntos. Retrata também a ideia de que a Europa é capaz de se tornar um ator global independente no nosso mundo em transformação”, acrescentou.
Trump é grande amigo de Orbán, que o visitou na sua residência na Flórida em março.
No começo deste mês, antes das eleições para o Parlamento Europeu, o premiê da Hungria havia declarado que apenas uma vitória da direita nacionalista (a coalizão de centro-direita EPP foi a mais votada, mas grupos da direita nacionalista ganharam vários assentos) e depois um triunfo de Trump na eleição presidencial americana em novembro poderiam acabar com a guerra na Ucrânia.
A presidência do Conselho Europeu é rotativa entre os países-membros da UE e a da Hungria será de julho a dezembro deste ano.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Prisão de Daniel Silveira contrasta com política do CNJ que relaxou saidinha em SP