Que tal passar as férias num mar de lixo? Ambientalistas americanos têm a ecoaventura ideal para os interessados nessa experiência.
No dia 1º de maio do ano que vem, o iate Sea Dragon partirá para uma navegação de dois meses por regiões do Pacífico Norte infestadas de vestígios do tsunami que, sete meses atrás, devastou o Japão.
"Vamos passar pelas mesmas correntes que estão transportando isqueiros, tampas de garrafas, brinquedos e toda a espécie de poluição de plástico gerada pela tsunami", explicou o líder da expedição, Marcus Eriksen.
A viagem é organizada pelos institutos 5 Gyres e Algalita Marine Reseach, ambos sem fins lucrativos e dedicados a atrair atenção do público para a poluição marinha provocada pelo plástico.
Há nove vagas disponível no Sea Dragon, cujo roteiro será dividido em dois estágios. O primeiro, próximo às Ilhas Marshall, custa US$ 13,5 mil por pessoa. O segundo, do Japão ao Haiti, terá o preço individual de US$ 15,5 mil.
Os participantes devem concordar em ajudar os organizadores a navegar pelo lixo e a fazer um balanço sobre como os detritos que deixaram o Japão com o tsunami estão avançando pelo Pacífico.