Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Ida mata 91 em El Salvador e se aproxima dos EUA

Casas destruídas pelo furacão em Sandy Bay, na Nicarágua: ventos causam destruição e mortes em vários países | Reuters
Casas destruídas pelo furacão em Sandy Bay, na Nicarágua: ventos causam destruição e mortes em vários países (Foto: Reuters)
Veja a rota do furacão |

1 de 1

Veja a rota do furacão

Um alerta de furacão foi declarado ontem para a costa dos es­­tados americanos de Loui­sia­na e Mississipi, diante da apro­­xi­­mação do furacão Ida pelo golfo do México, onde causou enchentes e deixou mais de 33 mil desalojados no estado de Tabasco.Ida ganhou força na tarde de sábado e chegou pela segunda vez ao nível de furacão de categoria 2, na escala de intensidade Saffir-Simpson, de cinco níveis. Atingiu ventos máximos de 120 km/h e desloca na direção norte-noroeste, segundo o Centro Na­­cional de Fura­­cões, em Miami.Outro alerta de furacão foi feito para a península de Yuca­­tan, no México, onde a chegada de Ida é esperada para hoje. O centro advertiu ainda que as chuvas podem causar inundações repentinas e deslizamentos de terra na América Central e no Caribe.

Mortos

Em El Salvador, o furacão matou pelo menos 91 pessoas e deixou outras 60 desaparecidas. O go­­verno declarou estado de emergência em cinco departamentos do país. Três rios em diferentes áreas transbordaram.

O fenômeno atingiu a Amé­­rica Central nesta semana, deixando milhares de desabrigados. Até ontem, ainda não havia planos para retirar turistas do famoso balneário de Cancún, no estado mexicano de Quinta­­na Too, mas moradores de zonas mais baixas estavam sendo levados a albergues.

Meteorologistas indicaram que a tempestade poderá perder força gradualmente na noite de segunda-feira.

O fenômeno natural se converteu em furacão pela primeira vez na quinta-feira, na costa da Nicarágua, no Mar do Caribe, mas perdeu força sobre o continente em seguida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.