Um alerta de furacão foi declarado ontem para a costa dos estados americanos de Louisiana e Mississipi, diante da aproximação do furacão Ida pelo golfo do México, onde causou enchentes e deixou mais de 33 mil desalojados no estado de Tabasco.Ida ganhou força na tarde de sábado e chegou pela segunda vez ao nível de furacão de categoria 2, na escala de intensidade Saffir-Simpson, de cinco níveis. Atingiu ventos máximos de 120 km/h e desloca na direção norte-noroeste, segundo o Centro Nacional de Furacões, em Miami.Outro alerta de furacão foi feito para a península de Yucatan, no México, onde a chegada de Ida é esperada para hoje. O centro advertiu ainda que as chuvas podem causar inundações repentinas e deslizamentos de terra na América Central e no Caribe.
Mortos
Em El Salvador, o furacão matou pelo menos 91 pessoas e deixou outras 60 desaparecidas. O governo declarou estado de emergência em cinco departamentos do país. Três rios em diferentes áreas transbordaram.
O fenômeno atingiu a América Central nesta semana, deixando milhares de desabrigados. Até ontem, ainda não havia planos para retirar turistas do famoso balneário de Cancún, no estado mexicano de Quintana Too, mas moradores de zonas mais baixas estavam sendo levados a albergues.
Meteorologistas indicaram que a tempestade poderá perder força gradualmente na noite de segunda-feira.
O fenômeno natural se converteu em furacão pela primeira vez na quinta-feira, na costa da Nicarágua, no Mar do Caribe, mas perdeu força sobre o continente em seguida.