Um grupo de pesquisadores de várias nacionalidades, a serviçco do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD na sigla em francês), conseguiram identificar, pela primeira vez, os mecanismos biológicos que desencadeiam a dengue, no que seria um importante passo para chegar a um tratamento para essa febre hemorrágica.

CARREGANDO :)

A partir de um experimento feito com ratinhos de laboratório, os cientistas identificaram as enzimas responsáveis pela fuga do plasma para fora das veias (o que caracteriza a dengue), e junto com isso conseguiram também isolar as moléculas capazes de inibir tal processo.

Em outras palavras, os pesquisadores chegaram, pela primeira vez em décadas de estudos, a um possível caminho para alcançar um tratamento eficaz contra a dengue. Até hoje, o único modo conhecido de combater a doença é atacando os vetores - ou seja, fazendo campanhas para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Publicidade

Os resultados da pesquisa são festejados igualmente pelos pesquisadores que que buscam tratamento para outras febres hemorrágicas virais, como as provocadas pelos hantavírus e pelo Ebola.