A Igreja Católica na Nigéria informou que um padre que havia sido sequestrado no país no início da semana passada foi libertado.
“Temos o prazer de informar que nosso irmão e sacerdote, padre Marcellinus Obioma Okide, foi libertado da toca dos sequestradores por volta das 20 horas, na quinta-feira, 21 de setembro de 2023”, afirmou o padre Wilfred Chidi Agubuchie, chanceler diocesano, em comunicado divulgado no fim de semana e publicado pela Agência Católica de Informações (ACI).
“A Diocese de Enugu agradece ao Todo-Poderoso pela proteção ao padre Okide e agradece pelas orações e missas durante este período difícil”, disse ainda Agubuchie. “Que Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos, interceda por nós e pelo nosso país, a Nigéria.”
Marcellinus Obioma Okide havia sido raptado no domingo (17), quando viajava de volta para a sua paróquia, Santa Maria Amofia-Agu Affa, e o veículo onde estava foi interceptado numa estrada da região. Ele está vinculado à Diocese de Enugu, localizada no sul da Nigéria.
A Nigéria vive nos últimos anos uma onda de perseguição contra cristãos, empreendida por grupos fundamentalistas e criminosos. Na semana retrasada, integrantes de uma gangue incendiaram uma igreja na cidade de Fadam Kamantan, sul do estado de Kaduna, e assassinaram o seminarista Na’Aman Stephen Danlami, de 25 anos, que morreu queimado no local.
Outro caso recente aconteceu no condado de Jos East, onde um pastor e dois membros de sua igreja foram sequestrados por um grupo de homens armados.
O líder religioso Usman Umaru, da Igreja Evangélica Winning All (ECWA), foi raptado pelos criminosos dentro da sua própria casa após uma invasão.
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026