A Igreja Católica na Nigéria informou que um padre que havia sido sequestrado no país no início da semana passada foi libertado.
“Temos o prazer de informar que nosso irmão e sacerdote, padre Marcellinus Obioma Okide, foi libertado da toca dos sequestradores por volta das 20 horas, na quinta-feira, 21 de setembro de 2023”, afirmou o padre Wilfred Chidi Agubuchie, chanceler diocesano, em comunicado divulgado no fim de semana e publicado pela Agência Católica de Informações (ACI).
“A Diocese de Enugu agradece ao Todo-Poderoso pela proteção ao padre Okide e agradece pelas orações e missas durante este período difícil”, disse ainda Agubuchie. “Que Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos, interceda por nós e pelo nosso país, a Nigéria.”
Marcellinus Obioma Okide havia sido raptado no domingo (17), quando viajava de volta para a sua paróquia, Santa Maria Amofia-Agu Affa, e o veículo onde estava foi interceptado numa estrada da região. Ele está vinculado à Diocese de Enugu, localizada no sul da Nigéria.
A Nigéria vive nos últimos anos uma onda de perseguição contra cristãos, empreendida por grupos fundamentalistas e criminosos. Na semana retrasada, integrantes de uma gangue incendiaram uma igreja na cidade de Fadam Kamantan, sul do estado de Kaduna, e assassinaram o seminarista Na’Aman Stephen Danlami, de 25 anos, que morreu queimado no local.
Outro caso recente aconteceu no condado de Jos East, onde um pastor e dois membros de sua igreja foram sequestrados por um grupo de homens armados.
O líder religioso Usman Umaru, da Igreja Evangélica Winning All (ECWA), foi raptado pelos criminosos dentro da sua própria casa após uma invasão.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares