CHICAGO - Um ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos denunciou nesta terça-feira que foi vítima de abusos sexuais por parte de um sacerdote católico, que lhe assegurou que o que ocorria entre ambos era um segredo que "só Deus conhecia".
Dan Shanahan, agora com 34 anos, disse que foi vítima desses abusos desde que tinha 8 anos, e que o culpado foi o padre James Burnett, considerado por ele seu melhor amigo.
Shanahan disse ainda que decidira divulgar o fato porque se sentia culpado que, enquanto ficava calado, outras crianças poderiam estar sendo vítimas desses mesmos abusos.
A diocese de Joliet, onde Burnett é o chefe da catedral, disse que ele desmentiu as denúncias. No entanto, informou que o sacerdote foi afastado de suas funções até que o problema seja resolvido.
Nos últimos anos, a Igreja Católica dos Estados Unidos foi sacudida por uma série de escândalos, todos vinculados a casos de pedofilia cometidos por seus sacerdotes.
No início deste mês, a diocese de Spokane, no estado de Washington, que se declarou em falência para proteger-se de processos, ofereceu um acordo extrajudicial no valor de US$ 45,7 milhões a 75 pessoas que asseguraram ter sido vítimas de abusos.