A Igreja da Inglaterra entrou nesta terça-feira (26) na campanha cada vez mais acirrada do referendo sobre a permanência ou não do país na União Europeia (UE) de 23 de junho, com a publicação de uma oração pela concórdia.
“Deus da verdade, dá-nos a graça para debater os temas deste referendo com honestidade e o olhar aberto”, afirma a oração. “Dá generosidade àqueles que buscam formar uma opinião e discernimento aos que votam”, completa.
A oração foi publicada pouco depois da visita do presidente americano Barack Obama a Londres, onde ele pediu aos britânicos que permaneçam na UE, o que aumentou a polêmica entre os críticos e os defensores do bloco.
De acordo com a média de seis pesquisas recentes, elaborada pelo fórum acadêmico What UK Thinks, 54% dos eleitores pretendem votar a favor da permanência na UE e 46% contra.
A Igreja da Inglaterra, anglicana, não adotou uma posição no referendo. Embora menos de um milhão de pessoas compareçam à missa a cada semana em templos da Igreja da Inglaterra, a instituição é amplamente respeitada e sua presença é forte na sociedade.