• Carregando...
O templo atingido no fim de semana foi construído sob inspiração da igreja histórica bizantina Santa Sofia, da Turquia.
O templo atingido no fim de semana foi construído sob inspiração da igreja histórica bizantina Santa Sofia, da Turquia.| Foto: Missão Portas Abertas

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em um ataque a uma igreja ortodoxa grega no domingo (24). Dois drones foram lançados durante o culto de consagração na cidade de Suqaylabiyah, no centro da Síria. Fontes da missão Portas Abertas confirmaram que todas as vítimas eram cristãs e que havia também oficiais do governo na cerimônia.

Cinco dos feridos tiveram lesões superficiais e a sexta vítima também não teve ferimentos graves, mas precisou ficar internada sob cuidados médicos. A explosão não atingiu diretamente a parte central do templo onde o culto acontecia, nem prejudicou de fato a estrutura do prédio.

Esse não é o primeiro ataque contra cristãos este ano vindo da Turquia. Em maio, um vilarejo predominantemente cristão, no norte da Síria, foi bombardeado e quase totalmente abandonado. De acordo com organizações parceiras da Portas Abertas que atuam na região, há bombardeios e tiroteios diariamente no país.

"Essa região é regularmente atacada pela Turquia e seus aliados. A igreja foi atingida por canhões e mísseis", relatou um membro da organização. Segundo a agência de notícias síria-árabe (SANA, em inglês), o grupo rebelde de origem turca, Hayat Tahir al-Sham (HTS, da sigla árabe) é responsável pelo ataque.

O grupo é conhecido como filiado da AlQaeda e, recentemente, aprendeu a produzir vários tipos de explosivos que podem ser controlados remotamente e alcançam alvos distantes. Acredita-se que esse ataque foi operado a partir da região de Greater Idlib, nordeste da Síria. O país está em 15ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2022, documento editado todos os anos pela Portas Abertas que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

O templo

O templo atingido no fim de semana foi construído sob inspiração da igreja histórica bizantina Santa Sofia, da Turquia. Em setembro de 2020, o primeiro pilar da réplica Síria, a pequena Santa Sofia, foi fundado na cidade de Suqaylabiyah que tem aproximadamente 17 mil residentes, na maioria cristãos ortodoxos.

A intenção do projeto é retomar o significado cristão da igreja, já que, na Turquia, os muçulmanos fecharam a Santa Sofia original em 2020 e a transformaram em um museu e local de oração para muçulmanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]