• Carregando...

O endurecimento do controle da imigração ilegal em estados americanos como o Arizona está levando a um surto no fluxo de indocumentados para lugares em que obter documentos é possível mesmo para quem não tem visto, como Washington, Novo México e Utah.

É uma preocupação comum entre imigrantes brasileiros. A principal atração desses lugares é o fato de não investigarem o status legal de quem tenta tirar a carteira de motorista, forma de identidade (não há carteira de identidade nacional no país).

Até junho, Utah entregou 41 mil carteiras de motorista a ilegais – quase o total entregue em 2009 (43.429). No Novo México, 10.257 carteiras foram emitidas no primeiro semestre. Em todo o ano de 2009, foram 13.481. Em Massachusetts, lar de uma numerosa comunidade brasileira, a questão não foi resolvida.

"Temos conversado bastante com o governador [democrata Deval] Patrick sobre a carteira para o indocumentado’’, contou Evaldo Oliveira, diretor do Centro do Imigrante Brasileiro (CIB) de Boston. "Ele diz que quer facilitar a emissão, mas que os republicanos do Estado barram mudanças.’’

Oliveira é pessimista sobre as chances de a situação mudar no curto prazo. "A força anti-imigrante aqui está muito forte. E a [falta da] carteira faz diferença enorme. Ficamos mais vulneráveis, não temos o mesmo direito de ir e vir, é difícil trabalhar.’’

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]