Tóquio A ilha japonesa de Iwo Jima, famosa pela sangrenta batalha entre os exércitos japonês e americano durante a 2.ª Guerra Mundial (19391945), passou a se chamar Iwo To, a pedidos dos moradores locais. A batalha foi imortalizada na foto de Joe Rosenthal, que registrou o momento em que militares norte-americanos estenderam a bandeira na ilha, e também em dois filmes de Clint Eastwood.
Segundo a edição de ontem do jornal japonês "Mainichi Shimbun", o novo nome, Iwo To (pronunciado "ii-wo-to"), é o mesmo usado pelos antigos moradores da ilha e o preferido por aqueles que vivem na região. Desde segunda-feira, o novo nome substituiu o antigo para as nomenclaturas oficiais do Instituto Geográfico Japonês.
A batalha de Iwo Jima, a primeira em território japonês durante a grande guerra, matou 7 mil soldados americanos e 22 mil japoneses.
A pequena ilha situada no Oceano Pacífico, 1.120 quilômetros a sudeste de Tóquio, recebeu o nome de Iwo Jima erroneamente depois que as tropas japonesas retiraram os cerca de mil moradores que viviam no local pouco antes da batalha. Iwo Jima e Iwo To têm o mesmo significado ilha de enxofre , mas se pronunciam de forma diferente.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”