As festas de Ano-Novo já começaram no Pacífico. Os primeiros a dar as boas-vindas a 2012 foram os habitantes das ilhas de Samoa e Tokelau. No dia 29 de dezembro, os territórios decidiram pular um dia, movendo a linha imaginária que marca o fuso horário e a mudança de datas. O dia de ontem (sexta-feira, 30) deixou de existir nas ilhas e os moradores e turistas começaram a festejar o réveillon antes do resto do mundo e, não por último, como ocorria.

CARREGANDO :)

A decisão de mudar o calendário foi tomada pelas autoridades das ilhas com o objetivo de aumentar os laços comerciais com Austrália, Nova Zelândia e China, aproximando seus fuso-horários. Depois das ilhas do Pacífico, foi a vez de a Nova Zelândia celebrar a chegada de 2012. Porém, o mau tempo levou ao cancelamento de vários eventos ao ar livre.

A chuva acabou com a festa em Palmerston North, Mount Maunganui, Rotorua e no litoral da capital Wellington, mas o espetáculo de fogos de artifício na Sky Tower, em Auckland, começou precisamente à meia-noite local (9h da manhã em Brasília). Sydney também comemora com uma exibição de fogos multimilionária, que começou às 21h (locais).

Publicidade

Diversas cidades europeias terão grandes comemorações na despedida de 2011, ano que viu o continente ser atingido pela crise econômica internacional, que ainda provoca impactos em vários países. Para a Grã-Bretanha, a virada de 2012 é apenas o começo de um ano de festividades, incluindo o jubileu de diamantes da rainha Elizabeth II, que marca os 60 anos de seu reinado, e os Jogos Olímpicos de Londres.

Em Nova York, centenas de milhares de pessoas se reunirão na Times Square para a tradicional queda da bola luminosa que marca a chegada do Ano-Novo.