A imagem de um chip de ouro de alta tecnologia, utilizado em um computador quântico, levou o prêmio máximo da competição de fotografias científicas – organizada pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) – do Reino Unido. A sigla significa Conselho de Pesquisas em Engenharia e Ciências Físicas, em tradução livre.
A foto vencedora é de autoria da doutoranda Diana Prado Lopes Aude Craik, da Universidade de Oxford, e precisou de um microscópio com lentes de altíssima resolução para ser registrada, devido à quantidade de detalhes do chip. O desenvolvimento do dispositivo foi financiado pelo EPSRC em parceria com o Centro de Pesquisas do Exército dos Estados Unidos.
A competição foi dividida em cinco categorias: Eureka (a principal delas, que deu o prêmio ao chip de ouro), Equipamentos, Pessoas, Inovação e Estranho e Maravilhoso.
Sobre o concurso, um dos jurados, o professor Robert Winston, da Imperial College of London, afirmou ser crucial a promoção, de modo acessível, das pesquisas em ciência e engenharia, devido ao papel que elas exercem no desenvolvimento de novas tecnologias e na construção de um mundo melhor.
Confira a galeria com todas as imagens premiadas:
Colaborou: Mariana Balan.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia