A imagem dos Estados Unidos mudou substancialmente depois que Barack Obama assumiu a presidência do país, revela uma pesquisa do instituto Latinobarómetro divulgada na quinta-feira. "As gerações mais jovens têm uma imagem melhor dos Estados Unidos do que as de mais idade", prossegue o estudo, que ouviu a opinião de habitantes de 18 países da América Latina.
A recuperação da imagem dos EUA mostrou mudanças significativas nos anos de 2009 e 2010, justamente depois da posse de Obama, segundo a sondagem anual do Latinobarómetro, que vem à tona às vésperas de Obama iniciar um giro pela América Latina que o levará a Brasil, Chile e El Salvador.
"Há um claro impacto da imagem com a chegada de Obama. Os Estados Unidos começam a recuperar a imagem perdida em consequência da guerra no Iraque e do governo anterior, comparada com a década de 1990", assegura o instituto em sua página na internet.
A Corporación Latinobarómetro é uma organização não-governamental (ONG) sediada em Santiago, no Chile, que realiza estudos de opinião pública com base em pesquisas efetuadas em países latino-americanos. As informações são da Associated Press.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia