Janeiro

CARREGANDO :)

Mais 4 anos para Bush

O presidente norte-americano George Walker Bush, reeleito em novembro de 2004 por quatro anos, tomou posse em 20 de janeiro. A campanha já anunciava sua intenção de manter o Iraque ocupado pelo tempo "necessário" e de ampliar as restrições à entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

Publicidade

Fevereiro

Kyoto em vigor

Concluído em 1997, o Protocolo de Kyoto entrou em vigor em 16 de fevereiro. Apesar de não ter a adesão dos Estados Unidos, o pacto foi o primeiro a prever redução da poluição nos países desenvolvidos, com o objetivo de deter o aquecimento global.

Março

Morte a Terri

Publicidade

O caso da norte-americana Terri Schiavo reabriu a discussão sobre os direitos dos que sobrevivem com a ajuda de aparelhos. Sua alimentação foi cortada em 18 de março e ela morreu 13 dias depois.

Abril

O novo Papa

A morte de João Paulo II, em 2 de abril, causou comoção mundial. Com 84 anos e a saúde debilitada, ele exerceu o pontificado até o último dia de sua vida. O alemão Joseph Ratzinger se tornou Papa através do conclave encerrado em 19 de abril. Rigoroso em suas posições, Bento XVI prometeu fortalecer os princípios da Igreja Católica.

Maio

Publicidade

O "não" francês

Em 30 de maio, os franceses surpreenderam ao dizer "não" à Constituição Européia, paralisando o processo de criação de leis válidas para os 25 países da União Européia. Três dias depois, os holandeses seguiram o exemplo. Agora, a Carta deve ser revista.

Junho

Jackson inocente

Suspeito de pedofilia, o astro pop Michael Jackson foi declarado inocente de dez acusações em 13 de junho. O cantor deixou o tribunal sob os aplausos dos fãs, que gritavam que ele não era culpado. Jackson ainda tenta retomar a carreira.

Publicidade

Julho

Terror em Londres

Os quatro homens-bomba que se explodiram em Londres em 7 de julho mostraram que o Ocidente continua vulnerável ao terrorismo. Eles atacaram em três vagões de metrô e um ônibus. Outros quatro graves atentados mataram 210 pessoas na Ásia e na África.

Agosto

No rastro do Katrina

Publicidade

A temporada de furacões do último ano foi a maior já registrada. O mais intenso deles, o Katrina, atingiu os Estados Unidos em 28 de agosto e deixou boa parte de Nova Orleans debaixo d’água. O governo norte-americano se mostrou ineficiente no atendimento aos atingidos e foi amplamente criticado.

Setembro

Retirada histórica

Depois de 38 anos de ocupação, 21 colônias da Faixa de Gaza e outras 4 da Cisjordânia foram esvaziadas pelos israelenses, em cumprimento a um plano do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon. A operação foi encerrada em meados de setembro, mas não garantiu a paz na região.

Outubro

Publicidade

Terremoto em caximira

Um terremoto de 7,6 graus na escala Richter atingiu a disputada região entre a Caxemira e o Paquistão em 8 de outubro. As autoridades contaram 87 mil mortos. Vilas inteiras ficaram soterradas, deixando milhões de pessoas sem onde morar. Os habitantes das montanhas ainda dependem de ajuda para se alimentar e torcem para que não haja nevascas nos próximos dias.

Novembro

Violência e discriminação

A queima de carros atravessou outubro e se agravou em novembro na França. A violência urbana, motivada pela discriminação contra jovens de ascendência norte-africana, só foi controlada depois da destruição de que 10 mil veículos.

Publicidade

Dezembro

Esquerda cocaleira

A eleição do cocaleiro Evo Morales na Bolívia no último dia 18 ampliou a esquerda latina. O primeiro presidente boliviano de origem indígena declarou que pretende recusar ofertas de dinheiro dos Estados Unidos e se aliou a Hugo Chávez (Venezuela) e Fidel Castro (Cuba).