O planeta Mercúrio possivelmente tem muito em comum com a Terra, mas imagens captadas a curta distância e dados reunidos neste ano pela sonda Messenger da Nasa (agência espacial norte-americana) mostram que segue sendo uma curiosidade entre os planetas do Sistema Solar.
Como a Terra, Mercúrio tem fluxos de lava, mas estas são correntes profundas que cobrem a região polar norte do pequeno planeta.
A superfície de Mercúrio tem depressões, da mesma maneira que na Terra há colinas e vales, e ambos são planetas rochosos. Contudo, as de Mercúrio foram chamadas de "buracos" para diferenciá-las das crateras de impacto e outras depressões no pequeno e quente planeta, o mais próximo do Sol.
Astrônomos se perguntavam se havia vulcões na superfície de Mercúrio e os voos do Messenger confirmaram que sim, mas os fluxos de lava são diferentes dos da Terra.
As pessoas são mais felizes pela manhã
As pessoas em todo o mundo são mais felizes durante a manhã e tarde da noite, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos que analisou milhares de mensagens no site de microblog Twitter.
Sociólogos da Universidade Cornell, no norte do estado de Nova York, utilizaram programas de informática de linguagem para detectar a presença de palavras positivas em 509 milhões de tweets de 2,4 milhões de usuários em 84 países diferentes em um período de dois anos.
Os picos positivos no humor foram detectados bem cedo, mas começaram a cair no meio da manhã, quando a maioria das pessoas inicia seu dia de trabalho. Outro pico positivo foi observado por volta da meia-noite, seguido por uma "forte queda" para sentimentos negativos, como angústia, medo, raiva, culpa e desgosto, durante as horas da noite, informou o estudo publicado na revista Science.
O maior número de palavras que indicam bom humor, entusiasmo, alegria, atividade e estado de alerta foram observados nos sábados e domingos, "o que indica as possíveis consequências do estresse relacionado com o trabalho, com a falta de sono e por começar cedo o dia".
Empresa planeja foguete para colonizar Marte
A companhia norte-americana SpaceX trabalha no primeiro foguete reutilizável para lançá-lo ao espaço planejando, algum dia, ajudar na colonização do planeta Marte. Segundo o fundador da empresa, Elon Musk, a reutilização do foguete poupará dezenas de milhões de dólares e facilitará as viagens ao espaço por diversão e até a colonização de outros planetas, concretamente Marte.
"Um sistema rápido e reutilizável é imprescindível para que a vida se torne multiplanetária, para se estabelecer vida em Marte. Se os aviões não fossem reutilizáveis, muito pouca gente poderia voar", disse.
Deixe sua opinião