Ouça este conteúdo
Um grupo de 21 passageiros de um avião que voava de Casablanca, no Marrocos, para Istambul, na Turquia, tentou entrar ilegalmente na Espanha quando a aeronave da Air Arabia Maroc fez um pouso de emergência na última sexta-feira (5). Foi relatada uma emergência médica a bordo e o voo foi desviado para o aeroporto Palma de Maiorca, um dos mais movimentados do país.
Quando o avião pousou, 21 passageiros correram pelas pistas, escapando pela cerca do aeroporto. Posteriormente, a polícia fez prisões, mas 12 passageiros ainda estavam foragidos no sábado. O aeroporto permaneceu fechado por quatro horas, de acordo com informações do G1.
A polícia está investigando se a fuga do grupo do avião foi espontânea ou uma trama elaborada para imigrar ilegalmente. O problema começou quando os serviços de emergência da Espanha embarcaram no avião da Air Arabia Maroc para retirar um homem marroquino que supostamente entrou em coma diabético.
Nesse momento, 21 outros passageiros desceram as escadas e fugiram. Acredita-se que eles se esconderam sob os demais aviões estacionados na pista.
Depois que um exame de saúde em um hospital constatou que o marroquino estava bem, ele recebeu alta e foi preso por entrar ilegalmente no país, informou a agência de notícias espanhola Efe. Um passageiro que o acompanhava ao hospital teria desaparecido.
A maior parte dos fugitivos detidos foram encontrados pelas autoridades, relata o Majorca Daily Bulletin. Um deles foi pego enquanto caminhava na estrada em direção à cidade de Manacor.
O número total de passageiros envolvidos no incidente foi 24, incluindo uma pessoa presa por comportamento agressivo no avião. Cerca de 60 voos nacionais e internacionais foram desviados ou atrasados como resultado do episódio.
A principal autoridade do governo espanhol para as Ilhas Baleares, Aina Calvo, disse que nunca houve um episódio parecido com esse em qualquer aeroporto espanhol. O avião da Air Arabia Maroc mais tarde seguiu para a Turquia com os passageiros restantes.