Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No dia 20

Em meio à impasse jurídico, Executivo do TikTok deve comparecer à posse de Trump

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, testemunha em audiência do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA (Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS)

Ouça este conteúdo

Fontes próximas do CEO do TikTok, Shou Chew, disseram ao jornal The New York Times que o executivo deve comparecer à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no próximo dia 20, após ser convidado para a cerimônia pelo comitê da chapaTrump-Vance.

De acordo com as pessoas consultadas, Chew foi convidado a sentar-se em uma posição de honra no evento, o mesmo dedicado a ex-presidentes, familiares e outros convidados importantes para o mandatário republicano. A empresa chinesa ByteDance, dona do aplicativo, não quis comentar o assunto.

O anúncio surge em meio a rumores de que o TikTok, popular rede social de vídeos curtos, deixará o país no próximo domingo (19), após um impasse jurídico com o governo do democrata Joe Biden.

O Congresso dos EUA aprovou uma lei no ano passado que obriga a ByteDance a vender o TikTok para uma empresa "de confiança" de Washington, por uma questão de segurança nacional. Se não cumprir a medida, o aplicativo chinês enfrentará uma proibição no país a partir de 19 de janeiro, um dia antes da posse de Trump para um segundo mandato.

A empresa chinesa recorreu da decisão à Suprema Corte, argumentando que a proibição viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. No entanto, questões levantadas pelos juízes durante as audiências indicam que o tribunal provavelmente manterá a regra.

O impacto do desligamento será imediato e afetará milhões de usuários nos Estados Unidos, que já começaram a migrar para outras plataformas, como o Xiaohongshu, conhecido como o "Instagram chinês", que ganhou popularidade entre os usuários americanos nos últimos dias.

Elon Musk, dono do X, e o próprio Trump, que tentou banir a rede social em seu primeiro mandato (2017-2021), foram favoráveis a manter a empresa chinesa em funcionamento no país.

Além do executivo do TikTok, outros magnatas da tecnologia como Mark Zuckerberg, dono da Meta, e Elon Musk, proprietário do X, estarão presentes na cerimônia de posse do republicano. Jeff Bezos, dono da Amazon e do jornal The Washington Post, também recebeu convite.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.