Fontes próximas do CEO do TikTok, Shou Chew, disseram ao jornal The New York Times que o executivo deve comparecer à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no próximo dia 20, após ser convidado para a cerimônia pelo comitê da chapaTrump-Vance.
De acordo com as pessoas consultadas, Chew foi convidado a sentar-se em uma posição de honra no evento, o mesmo dedicado a ex-presidentes, familiares e outros convidados importantes para o mandatário republicano. A empresa chinesa ByteDance, dona do aplicativo, não quis comentar o assunto.
O anúncio surge em meio a rumores de que o TikTok, popular rede social de vídeos curtos, deixará o país no próximo domingo (19), após um impasse jurídico com o governo do democrata Joe Biden.
O Congresso dos EUA aprovou uma lei no ano passado que obriga a ByteDance a vender o TikTok para uma empresa "de confiança" de Washington, por uma questão de segurança nacional. Se não cumprir a medida, o aplicativo chinês enfrentará uma proibição no país a partir de 19 de janeiro, um dia antes da posse de Trump para um segundo mandato.
A empresa chinesa recorreu da decisão à Suprema Corte, argumentando que a proibição viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. No entanto, questões levantadas pelos juízes durante as audiências indicam que o tribunal provavelmente manterá a regra.
O impacto do desligamento será imediato e afetará milhões de usuários nos Estados Unidos, que já começaram a migrar para outras plataformas, como o Xiaohongshu, conhecido como o "Instagram chinês", que ganhou popularidade entre os usuários americanos nos últimos dias.
Elon Musk, dono do X, e o próprio Trump, que tentou banir a rede social em seu primeiro mandato (2017-2021), foram favoráveis a manter a empresa chinesa em funcionamento no país.
Além do executivo do TikTok, outros magnatas da tecnologia como Mark Zuckerberg, dono da Meta, e Elon Musk, proprietário do X, estarão presentes na cerimônia de posse do republicano. Jeff Bezos, dono da Amazon e do jornal The Washington Post, também recebeu convite.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie