O imperador do Japão, Akihito, de 77 anos, retomará sua agenda oficial nesta terça-feira, após ter ficado 18 dias hospitalizado se recuperando de uma pneumonia, informou nesta segunda-feira a Agência da Casa Imperial japonesa.
Akihito, que recebeu alta do Hospital da Universidade de Tóquio na quinta-feira passada, retomará suas atividades oficiais com uma cerimônia em homenagem aos bombeiros que morreram em trabalhos de emergência após o terremoto e posterior tsunami de 11 de março.
O ato em Tóquio também terá a presença da imperatriz, Michiko, com quem Akihito deixará flores e expressará seus pêsames ao Corpo de Bombeiros, indica a Agência da Casa Imperial japonesa, que destacou que foi o próprio imperador quem manifestou sua vontade de comparecer ao evento.
Por enquanto ainda não foi decidido se o filho mais velho de Akihito e herdeiro do trono, Naruhito, continuará exercendo trabalhos oficiais em nome do imperador.
Akihito foi internado no Hospital da Universidade de Tóquio no último dia 6, afetado por uma pneumonia que lhe provocou febre alta.
Após receber alta, o imperador continuou sua recuperação no Palácio Imperial, onde nos últimos dias realizou alguns exercícios leves, como fazer curtos passeios.
Akihito, líder do Trono do Crisântemo desde 1989, passa por um delicado estado de saúde nos últimos anos, sobretudo depois de passar por uma cirurgia em 2003 para a retirada de um câncer de próstata.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais