Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Imperador japonês enfrenta problemas cardíacos

Imperador japonês Akihito acena ao público em seu 77.º aniversário em dezembro, no Palácio Imperial, em Tóquio. Akihito tem um problema no coração e será submetido a exames médicos adicionais nesta semana, informou a Agência da Casa Imperial nesta quarta-feira | REUTERS/Issei Kato/Arquivo
Imperador japonês Akihito acena ao público em seu 77.º aniversário em dezembro, no Palácio Imperial, em Tóquio. Akihito tem um problema no coração e será submetido a exames médicos adicionais nesta semana, informou a Agência da Casa Imperial nesta quarta-feira (Foto: REUTERS/Issei Kato/Arquivo)

O imperador japonês, Akihito, de 77 anos, tem um problema no coração e será submetido a exames médicos adicionais nesta semana, informou a Agência da Casa Imperial nesta quarta-feira.

Akihito, que assumiu o trono depois da morte do pai, Hirohito, em 1989, é conhecido por ter aberto a família real ao público e por tentar reatar os laços do Japão com os vizinhos asiáticos que sofreram sob o militarismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Médicos descobriram que Akihito, que foi submetido a uma cirurgia para câncer de próstata em 2003, não estava recebendo fluxo adequado de sangue no coração depois de realizar esforço físico, disse um porta-voz da agência real.

Médicos realizarão mais exames na sexta-feira para determinar que tratamento poderá ser necessário, disse o porta-voz. Ele não deu mais detalhes.

O imperador não tinha sintomas óbvios e cumpriria seus deveres oficiais como programado, informou a agência de notícias Kyodo.

Akihito sofreu de problemas de saúde ligados ao estresse no final de 2008, incluindo pulso irregular e sangramentos no estômago. No ano seguinte, a agência real disse que ele diminuiria seus deveres oficiais, como discursos e reuniões com representantes estrangeiros.

Imagens de televisão nesta quarta-feira mostravam o imperador se reunindo com o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov. Os dois estavam sorrindo e conversando, acompanhados pelas mulheres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.