O imperador japonês, Akihito, de 77 anos, tem um problema no coração e será submetido a exames médicos adicionais nesta semana, informou a Agência da Casa Imperial nesta quarta-feira.
Akihito, que assumiu o trono depois da morte do pai, Hirohito, em 1989, é conhecido por ter aberto a família real ao público e por tentar reatar os laços do Japão com os vizinhos asiáticos que sofreram sob o militarismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial.
Médicos descobriram que Akihito, que foi submetido a uma cirurgia para câncer de próstata em 2003, não estava recebendo fluxo adequado de sangue no coração depois de realizar esforço físico, disse um porta-voz da agência real.
Médicos realizarão mais exames na sexta-feira para determinar que tratamento poderá ser necessário, disse o porta-voz. Ele não deu mais detalhes.
O imperador não tinha sintomas óbvios e cumpriria seus deveres oficiais como programado, informou a agência de notícias Kyodo.
Akihito sofreu de problemas de saúde ligados ao estresse no final de 2008, incluindo pulso irregular e sangramentos no estômago. No ano seguinte, a agência real disse que ele diminuiria seus deveres oficiais, como discursos e reuniões com representantes estrangeiros.
Imagens de televisão nesta quarta-feira mostravam o imperador se reunindo com o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov. Os dois estavam sorrindo e conversando, acompanhados pelas mulheres.