Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espionagem

Imprensa afirma que inteligência alemã grampeou Hillary sem querer

Hillary Clinton teve ao menos um telefonema grampeado pelos serviços de inteligência alemães enquanto era secretária de Estado dos EUA, segundo denúncia publicada nesta sexta-feira (15) pelo jornal Sueddeutsche Zeitung e pelas redes NDR e WDR. O grampo teria sido acidental, porém o episódio, mesmo assim, tem potencial para agravar a tensão existente entre Berlim e Washington em torno do assunto.

Conforme as reportagens, a conversa foi interceptada quando Hillary estava a bordo do avião oficial norte-americano.

O jornal afirma que autoridades alemães que preferiram não revelar os seus nomes confirmaram que a escuta foi acidental e que o fato de a gravação não ter sido destruída imediatamente foi "uma idiotice".

O caso já teria sido mencionado em uma conversa entre o sucessor de Hillary no Departamento de Estado, John Kerry, e o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

Nem o governo alemão nem o Conselho Nacional de Segurança dos EUA quiseram comentar a denúncia.

No ano passado, um vazamento de informações confidenciais promovido pelo ex-agente da CIA Edward Snowden provocou um escândalo mundial ao revelar a ampla extensão do programa de espionagem americano. O caso abalou as relações entre EUA e Alemanha.

Em julho passado, um funcionário da inteligência alemã foi preso acusando de espionar em benefício dos EUA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.