Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Imprensa hondurenha acusa Hugo Chávez de conspirar por “massacre”

Caracas - Uma foto de Hugo Chávez levantou especulações na imprensa hondurenha, que acusa o presidente venezuelano de conspirar por um "massacre’’ que ajudaria o presidente deposto Manuel Zelaya a voltar ao poder de Honduras.

A foto, tirada no domingo, mostra Chávez assistindo na tevê à fracassada tentativa de Zelaya de voltar a Honduras. Ao lado de Chávez, há uma lousa com a frase: "0513 45JUL09 Enjambre de abejas africanas, tribuna presidencial, heridos por picadas y desesperación de las per.’’ (Enxame de abelhas africanas, tribuna presidencial, feridos por picadas e desespero das pessoas).

A imprensa de Honduras interpretou a frase como uma "mensagem em idioma militar’’. O analista de segurança Mario Berríos disse ao jornal "El Heraldo’’ que os números no início representam o dia (5 de julho de 2009) e a hora (13h45) em que Zelaya tentou pousar no aeroporto de Tegucigalpa, mas foi impedido pelo governo interino.

Enquanto isso, também no aeroporto, milhares de manifestantes pró-Zelaya entravam em choque com a polícia – dois manifestantes morreram.

Para o analista, o "enxame de abelhas africanas’’ se refere "à força popular que depôs governos em alguns países’’; "tribuna presidencial’’ representa a tentativa de "instalar (Zelaya) novamente no poder da nação’’.

"Feridos por picadas e desespero das pessoas’’ é, segundo o jornal, o "mais preocupante da mensagem’’: seria uma tentativa de incentivar as massas pró-Zelaya a entrar em confronto com a polícia, para que esta respondesse com violência e deixasse mais mortos. O resultado seriam "novos mártires’’, um "estado de ingovernabilidade’’ e pressão pela volta de Zelaya.

A aliança Zelaya-Chávez provocou críticas por parte da oposição hondurenha pró-golpe.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.