Um incêndio atingiu um edifício de 42 andares e 152 metros de altura no distrito de Sisli, no centro de Istambul, nesta terça-feira (17). O prédio Polat Tower Residence - que abriga apartamentos residenciais e escritórios - contava com um sistema inteligente de emergência, o que fez a diferença para os bombeiros e equipes de salvamento que combateram as chamas, segundo autoridades. Não houve registro de mortos ou feridos.
"O sistema de combate de incêndio do prédio foi automaticamente ligado - disse Mustafa Sarigul, prefeito de Sisli - Se não fosse por esse mecanismo, nós iríamos ter enfrentado um grande desastre", explicou o prefeito, acrescentando que a parte interna do edifício não foi danificada.
Durante o incêndio, imagens de emissoras turcas mostraram o trabalho da retirada de moradores do local e helicópteros que ajudaram na contenção das chamas. O prédio ficou envolto a uma fumaça negra e edifícios vizinhos também foram esvaziados. Segundo autoridades, cerca de 1.500 pessoas moram no local, mas nenhuma ficou ferida.
A causa do incêndio ainda não oficialmente divulgada. O governador de Istanbul, Huseyin Avni Mytlu, suspeita que um ar-condicionado com defeito teria dado início às chamas, informou a BBC. Adnan Polat, executivo e dono do prédio, disse que o sistema de combate a incêndio e alerta agilizou o trabalho dos bombeiros e salvou vidas.
"Todos deixaram o prédio em boas condições de saúde. Nós também resgatamos alguns animais de estimação. Nossa maior recompensa é que nenhuma vida foi perdida. Esse prédio tem um sistema de alerta preventivo e esse incidente mostrou a importância disso para todos", disse Polat.