Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Almirante Kuznetsov

Incêndio atinge único porta-aviões da Rússia

O porta-aviões Almirante Kuznetsov, único da Rússia, que sofreu um incêndio em 12 de dezembro de 2019 (Foto: Forças Armadas da Noruega / AFP)

Um incêndio no único porta-aviões da Rússia, o Almirante Kuznetsov, deixou pelo menos 12 membros da tripulação feridos e uma pessoa morta nesta quinta-feira. Esse é o mais recente de uma série de acidentes ocorridos com a embarcação da era soviética.

O incêndio começou na usina do navio enquanto a embarcação estava atracada no porto de Murmansk, no Ártico, para reparos. O incêndio se espalhou para uma área de até 600 metros quadrados, segundo a imprensa russa. O incêndio foi provavelmente causado por erro humano, disse o chefe da United Shipbuilding Corporation, Alexei Rakhmanov, segundo a agência de notícias Interfax. Ele disse que as chamas foram extinguidas no meio da tarde e que o incêndio não atrasaria a reforma do navio.

Um marinheiro morreu, informou a Interfax, citando uma fonte da Marinha. Doze marinheiros ficaram feridos enquanto apagavam o fogo, a maioria por inalação de fumaça, informou a agência de notícias estatal Tass, citando uma autoridade dos serviços de emergência. A Tass disse que a Marinha da Rússia informou que dez pessoas e disse que não havia armas a bordo do navio no momento do incêndio.

O Almirante Kuznetsov, lançado em 1985 como Leonid Brezhnev, foi enviado nos últimos anos para a Síria em apoio à campanha militar russa no local. Desde 2018, o navio tem passado por reparos programados para durar de dois a três anos, disse o jornal Izvestia.

O porta-aviões tem um histórico conturbado. Em 2012, ele foi danificado no Golfo da Biscaia e teve que ser rebocado milhares de quilômetros até o porto de Murmansk. Em 2009, ele derramou centenas de toneladas de petróleo na costa da Irlanda e pegou fogo perto da Turquia - um marinheiro morreu nesse acidente. No ano passado, um guindaste caiu no convés quando a doca flutuante que segurava o navio afundou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.