Um enorme incêndio castiga nesta quinta-feira (31) o hotel de luxo Address Downtown, em Dubai, perto da torre mais alta do mundo, Burj Khalifa, ao redor da qual uma multidão se reunia para o show de fogos de artifício do Ano Novo, informa a polícia local.
Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas -- 14 delas com ferimentos leves --, declarou a assessoria do governo local. Uma delas teve uma crise cardíaca. Por volta das 23h30 (17h30 no horário de Brasília) a origem do incêndio ainda era desconhecida.
“Todos os hóspedes foram retirados” do prédio, afirmou o comandante da Polícia de Dubai, general Khamis Matar al-Mzeina, em entrevista à emissora Al-Arabiya.
No Twitter, o governo local informou que as celebrações pela chegada do Ano Novo estão mantidas, apesar do incêndio. “As festas do Ano Novo continuam, segundo o programa”, declarou a diretora de Comunicação do governo de Dubai, Mona Al-Marri, à rede Al-Arabiya.
Testemunhas perto da torre Burj Khalifa relatam que era possível ver enormes chamas no hotel. Ainda não há detalhes oficiais, mas as imagens transmitidas pela emissora de televisão Al-Arabiya mostravam vários andares do hotel pegando fogo.
O jornal local “Gulf News” citou o coronel da polícia Abdullah al-Merri, segundo o qual “mais de 5.000 agentes estão mobilizados para garantir a segurança e a organização” dos festejos de fim de ano. Ainda de acordo com o jornal, o coronel Al-Merri informou que há pelo menos quatro mil câmeras de segurança na região da Burj Khalifa.
Dubai havia prometido “espetaculares” fogos de artifício, que começariam à meia-noite local (18h, horário de Brasília) em Burj Khalifa, estendendo-se, em seguida, por outros pontos da cidade.