Los Angeles - Um incêndio na sala de máquinas deixou um navio com 4,5 mil pessoas à deriva no Oceano Pacífico em frente à costa do México. Rebocadores dirigiam-se ontem em direção ao "Carnival Splendor", a cerca de 320 km ao sul de San Diego (Califórnia, oeste dos Estados Unidos), após um incêndio na madrugada de segunda-feira, informou em comunicado a empresa proprietária da embarcação, a Carnival Cruise Lines. Segundo a companhia, os passageiros ficaram sem ar-condicionado e comida quente.
"A embarcação esteve operando com geradores auxiliares e os engenheiros não puderam restaurar mais energia para o navio", acrescentou a empresa.
"As condições a bordo são bastante desafiadoras e nos desculpamos sinceramente pelos incômodos e inconvenientes de nossos passageiros", afirmou o presidente da companhia, Gerry Cahill.
O incêndio começou em uma sala de máquinas por volta das 6 h local de segunda-feira (12 h de Brasília), e foi extinto sem deixar feridos, o que não impediu que o cruzeiro com 3.299 passageiros e 1.167 tripulantes tenha sofrido problemas sérios em importantes serviços.
"Atualmente, vários sistemas hoteleiros essenciais, que vão de ar-condicionado, serviço de comida quente e telefones, não estão disponíveis", informou a empresa.
Os rebocadores esperavam chegar ao navio ainda ontem à noite para levá-lo à Baía de Enseada, no estado mexicano da Baixa Califórnia.
A embarcação de 113 mil toneladas, que começou suas operações em julho de 2008, partiu no domingo de Long Beach (sudoeste de Los Angeles, Califórnia) para realizar um cruzeiro de sete dias pela Riviera mexicana.