Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incêndio

Incêndio em balsa italiana na Grécia mata ao menos uma pessoa

Operações de resgate evacuam alguns dos passageiros do ferry italiano "Norman Atlantic" em um barco de patrulha no porto de Otranto, Itália | EFE/EPA/BIAGIO CLAUDIO LONGO
Operações de resgate evacuam alguns dos passageiros do ferry italiano "Norman Atlantic" em um barco de patrulha no porto de Otranto, Itália (Foto: EFE/EPA/BIAGIO CLAUDIO LONGO)

Até agora, uma pessoa morreu no incêndio do ferry italiano "Norman Atlantic", que pegou fogo na manhã deste domingo (28) entre as costas da Grécia e da Itália. A vítima teria pulado da embarcação em chamas.

O Ministério da Defesa da Itália informou que 165 das 478 pessoas que viajavam na balsa que pegou fogo quando seguia da Grécia para a Itália foram resgatadas neste domingo. As operações de resgate continuam, mais de 14 horas depois do início do incêndio.

Segundo a Guarda Costeira italiana, uma pessoa morreu e ao menos duas ficaram feridas.

De todos resgatados "40 pessoas estão a bordo do navio Aby Jeanette, 49 estão a bordo do Spirit of Piraeus e 14 no Cruise Europa. Outros nove passageiros foram transferidos para (a cidade italiana de) Lecce", disse o porta-voz da instituição, Helénica, Nikolaos Lagadianós.

Até agora não há detalhes sobre como foram resgatados os outros passageiros. O porta-voz informou que os helicópteros transportam os passageiros para as embarcações que navegam perto do barco em chamas.

As equipes de resgate estão trabalhando horas extras para completar a operação, se possível, antes que escureça.

Um jornalista grego que está no Cruise Europa, um dos sete navios que estão protegendo o Norman Atlantic, disse ao canal de televisão SKAI que outro navio continua lançando água contra o fogo, que perdeu força. Segundo ele a situação meteorológica também melhorou.

O fogo começou em torno de 2h (GMT) por razões ainda desconhecidas na garagem do Norman Atlantic e se expandiu rapidamente.

Ventos que atingiram força 10 na escala de Beaufort, além de granizo e fortes chuvas têm dificultado os esforços de resgate. Navios mercantes que estavam próximo do local foram alinhados para formar uma barreira de proteção contras as ondas e facilitar o resgate.

O navio partiu às 15h30 (GMT) de Patras para a Itália via Igoumenitsa com 478 pessoas a bordo -inicialmente foram reportados 467-, dos quais 56 são membros da tripulação (22 italianos e 34 gregos).

Um total de 234 pessoas a bordo são de nacionalidade grega e 22 italianos; o resto são em sua maioria turcos, alemães e franceses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.