• Carregando...
Bombeiros controlam fogo em edifício incendiado de Joanesburgo, no norte da África do Sul
Bombeiros controlam fogo em edifício incendiado de Joanesburgo, no norte da África do Sul| Foto: EFE/EPA/KIM LUDBROOK

Pelo menos 73 pessoas morreram em um incêndio deflagrado na madrugada desta quinta-feira (31) em um edifício da cidade de Joanesburgo, no norte da África do Sul, segundo informaram as autoridades locais, que ainda não apuraram as causas da tragédia.

"A última atualização é de 73 mortos e 52 feridos. A operação de busca e recuperação continua”, disse o porta-voz dos Serviços de Gestão de Emergências de Joanesburgo, Robert Mulaudzi, em sua conta na rede social X (antigo Twitter).

No entanto, Mulaudzi alertou que o número de mortos pode aumentar porque “em cada andar há um assentamento informal”, e as pessoas que os serviços de resgate tentavam evacuar “ficaram presas pelas estruturas entre os andares”.

O porta-voz explicou à imprensa local que os bombeiros foram alertados sobre o incêndio por volta de 1h30 (hora local, 20h30 de quarta-feira em Brasília) e que entre os falecidos estava “uma criança que poderia ter entre um e dois anos” e outros seis menores de idade.

“É um prédio de cinco andares que pegou fogo na madrugada de quinta-feira. Conseguimos evacuar as pessoas que estavam lá dentro assim que chegamos, enquanto fazíamos operações de combate a incêndios”, detalhou.

Entre os sobreviventes, que foram levados ao hospital, alguns sofreram ferimentos leves, enquanto outros inalaram fumaça.

Segundo Mulaudzi, o incêndio já foi contido e agora os serviços de emergência estão ocupados com “operações de extinção”.

O prefeito de Joanesburgo, Kabelo Gwamanda, que se deslocou ao local do incidente, confirmou que o edifício é propriedade da cidade, foi alugado a uma ONG e chama-se Abrigo para Sem-Teto de Usindiso.

Este é o terceiro incêndio em um edifício em Joanesburgo nos últimos meses, segundo relatos da imprensa sul-africana, depois de dois menores de idade terem morrido em um outro episódio do tipo em junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]