O fogo teve início na parte do prédio onde fica um complexo de entretenimento e de salas de cinema| Foto: Sergei Gavrilenko /AFP

Pelo menos 64 pessoas morreram em um incêndio em um shopping center na cidade siberiana de Kemerovo, na Rússia, entre elas 41 crianças.

CARREGANDO :)

O incêndio começou no quarto andar do prédio “Cereja de Inverno”, segundo o site russo Sputnik, e muitas pessoas estavam dentro de uma sala de cinema.

Leia também: Os rumos da política internacional da Rússia no último mandato de Vladimir Putin

Publicidade

Vídeo postado em redes sociais mostrava fumaça preta saindo das janelas enquanto bombeiros tentavam retirar as pessoas do prédio.

Algumas pessoas estavam pulando das janelas do quarto andar, na tentativa de escapar do fogo. Inicialmente, noticiou-se que havia cinco mortos.

O fogo teve início na parte do prédio onde fica um complexo de entretenimento e de salas de cinema. Em duas salas, o teto teria desabado.

Testemunhas afirmam que o shopping também tinha um zoológico, com animais como porquinhos da índia, porcos-espinhos, cabras e gatos, que podiam ser tocados pelas crianças.

O complexo, inaugurado em 2013, dispunha também de um centro de diversões infantil e de um boliche.

Publicidade

A causa do incêndio ainda está em investigação. Treze corpos foram encontrados pelos bombeiros ao lado de uma saída de emergência trancada.

Kemerovo é uma região produtora de carvão localizada a 3.600 quilômetros a leste de Moscou.

Yevgeny Dedyukhin, vice-chefe do departamento de emergência da região de Kemerovo, afirmou que a área atingida pelo incêndio tem 1.500 quilômetros quadrados.

Resgate

“Temos 288 socorristas no local, além de 62 bombeiros e de um grupo em helicópteros”, disse Dedyukhin.

“Todos estão participando das operações de busca. Estamos adotando todas as medidas necessárias para extinguir o incêndio. Mas o shopping center é uma construção muito complexa, onde existem muitos materiais inflamáveis.”

Publicidade

As equipes de emergência conseguiram retirar cerca de cem pessoas do prédio e resgataram outras 20, segundo a agência de notícias Itar-Tass.

A Rússia é a sede da Copa do Mundo de 2018, que começa no dia 14 de junho e vai até 15 de julho.