O segundo incêndio na Califórnia em menos de um mês já destruiu 49 casas e dois prédios e deixou cerca de 15 mil desalojados na região de Malibu, nos Estados Unidos. O fogo causou estragos em outras 27 residências.
Neste momento, cerca de 1.700 bombeiros trazendo equipamentos de todo o estado foram deslocados para a região. Segundo as autoridades, com a diminuição da intensidade dos ventos, os habitantes que sairam de suas casas poderão voltar. Os bombeiros esperam que o fogo seja controlado ainda neste domingo (25).
Investigadores disseram que o incêndio foi causado por ação humana, mas ainda não sabem se foi intencional, afirmou o inspetor dos bombeiros Rick Dominguez. As chamas começaram em uma zona de floresta próxima a Malibu às 3h30 locais deste sábado (9h30 no horário de Brasília) e rapidamente se espalharam com a ajuda dos ventos fortes e secos típicos da região.
Às 7h locais, 160 hectares já estavam queimados, segundo o inspetor dos bombeiros de Los Angeles, Sam Padilla. "É um incêndio propagado pelo vento, com rajadas de entre 50 e 70 km/h", afirmou.
A área é conhecida por abrigar mansões onde vivem muitas estrelas de Hollywood.
Luta contra o fogo
Os helicópteros e aviões anfíbios estão retirando água das piscinas das casas da cidade e do oceano Pacífico para combater as chamas. Centenas de bombeiros e equipamentos já estavam posicionados no sul da Califórnia por causa da previsão de ventos que poderiam propagar incêndios.
O prefeito Jennings aconselhou os cidadãos a "ouvir seus rádios, ir para fora e ver para que lado sopra o vento. Fiquem alerta. Fiquem vigilantes."
Investigadores ainda estão tentando determinar as causas do incêndio.
Ventos de Santa Ana
Os ventos típicos da região, chamados de "ventos de Santa Ana", surgem com a alta pressão atmosférica da Grande Bacia, no semi-árido dos Estados Unidos. Eles sopram no sul da Califórnia vindos do norte e do nordeste, acelerando entre os canyons e as cadeias de montanhas da região até chegaram ao mar, e expulsando as correntes de ar úmidas.
Malibu tem casas colocadas no fundo dos estreitos canyons, aos pés das montanhas de Santa Monica, ao longo de 43 quilômetros. Por isso, a cidade é especialmente vulnerável aos ventos de Santa Ana.
Vítimas
Meredith Lobel-Angel, de 51 anos, e seu marido Frank Angel, de 54, tiveram 15 minutos para deixar sua casa e conseguiram levar apenas algumas roupas e seus laptops. "Eu saí para o deck e vi apenas um pequeno fogo e fumaça na beirada do canyon", disse Frank. "Quando deixamos a casa, ele já tinha passado da beirada. Se espalhou mais rápido do que jamais vi."
A casa de Carol Stoddard, de 48 anos, provavelmente foi perdida, segundo os bombeiros. A propriedade de mais de mil metros quadrados valia US$ 2 milhões. Com ela, a fotógrafa freelancer perdeu sua coleção de 12 carros, que não tinham seguro.
Geraldine Gilliland, de 56 anos, gritou de felicidade quando os bombeiros resgataram seus seis cachorros e seu gato, de 21 anos. "Você não pode por um preço na vida humana ou canina; estes são meus bebês".
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast