O incêndio que arrasa o Griffith Park ameaça o Observatório, um dos prédios mais conhecidos de Los Angeles e popularizado em filmes como "Juventude transviada".
O incêndio teve início às 15h30m (19h30m no horário de Brasília) e se espalhou com rapidez devido às altas temperaturas registradas em Los Angeles além da falta de umidade e a a presença dos ventos secos de Santa Ana.
Até o momento as chamas arrasaram 81 hectares de terra neste conhecido parque de Los Angeles, um dos pulmões mais cêntricos da cidade, situado em uma montanha que separa o centro de Hollywood do Vale de San Fernando.
Mais de 200 bombeiros e vários aviões cisternas e helicópteros continuam a luta contra as chamas. Apesar desta intensa batalha, até o momento somente foi possível conter 25% do incêndio.
O prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, confirmou que uma pessoa estava detida em relação ao incêndio. Mas o detido é considerado uma possível testemunha, não um incêndio, apesar dos primeiros indícios indicarem um possível incêndio provocado.
- As primeiras informações dão indícios suspeitos - disse a porta-voz do Corpo de Bombeiros, Melissa Kelley.
Uma das possibilidades comentadas nos meios de comunicação é que o incêndio pode ter sido causado pelo cigarro mal apagado de algum dos jogadores no campo de golfe no parque.
Por se tratar de uma área de lazer não há casas nas imediações que corram perigo apesar das chamas estarem se aproximando de áreas habitadas como o bairro de Los Feliz. Além disso, com a chegada da noite ficou ainda mais patente a proximidade das chamas ao Observatório Griffith.
O parque Griffith também é a sede do zoológico de Los Angeles, que fechou suas portas ao público. Ainda não há uma decisão sobre a retirada dos animais.
É o segundo incêndio de importância no coração de Los Angeles depois que em 30 de março as populares letras do cartaz de Hollywood foram ameaçadas pelas chamas de um incêndio provocado nas imediações.