Um incêndio fora de controle na província de Chubut, no sul da Argentina, já arrasou quase 15 mil hectares de floresta nativa e obrigou a evacuação de dezenas de pessoas, informaram nesta terça-feira (24) fontes oficiais. “Estamos em uma situação extremamente complexa, com uma briga intensa contra o fogo”, disse aos meios de comunicação o governador de Chubut, Martín Buzzi, que estava em Cholila, a cidade mais próxima ao incêndio.
Buzzi acrescentou que nas próximas horas outros 60 bombeiros se somarão aos 120 que combatem as chamas, com a ajuda de 15 unidades móveis, seis hidraviões e um helicóptero. “As condições meteorológicas não são as mais favoráveis, com ventos do oeste e noroeste, o que faz com que o fogo não possa ser controlado ainda” admitiu o ministro de Infraestrutura de Chubut, Maximiliano López.
As chamas causaram a evacuação de dezenas de moradores da região, disse López, sem detalhar o número. O fogo se originou no vale do rio Tigre, a cerca de 40 quilômetros da cidade de Cholila, pela queda de um raio.