• Carregando...

O incêndio florestal que está atingindo montanhas perto de Palm Springs, na Califórnia, continua fora de controle nesta sexta-feira, obrigando mais pessoas a abandonar suas casas para fugir da muralha de chamas que chega a 24 quilômetros de extensão.

O incêndio, que teria sido criminoso, já devastou 9.700 hectares, matou quatro bombeiros e deixou outro com queimaduras graves. Segundo reportagem da BBC Brasil , o governador do estado, Arnold Schwarzenegger, prestou homenagem às vítimas.

Segundo o chefe do Departamento de Incêndios do Condado de Riverside, John Hawkins, os bombeiros conseguiram conter cerca de 5% das chamas.

- Estamos conseguindo avanços. Pode não parecer muito, mas realmente é - declarou Hawkins.

Os bombeiros acordaram centenas de pessoas no meio da noite, batendo nas portas e usando megafones, para orientá-las a sair de casa conforme o incêndio se aproximava, informou a corporação.

Na quinta-feira, outras 700 pessoas já tinham sido obrigadas a sair de casa às pressas, deixando todos os seus pertences para trás, e até alguns animais de estimação, depois do início do incêndio.

Entre 400 e mil pessoas passaram a noite encurraladas num camping nas montanhas de San Jacinto, porque os bombeiros não conseguiram retirá-las do local.

Mais de mil bombeiros trabalharam a noite toda em meio à espessa fumaça que cobria a região do incêndio, 145 quilômetros a leste de Los Angeles e 27 quilômetros a noroeste de Palm Springs.

A previsão do tempo indica nesta sexta-feira mais um dia de ventos fortes e quentes no sul da Califórnia. No Condado de Orange, 140 pessoas foram retiradas de um camping na Floresta Nacional de Cleveland, devido a um pequeno foco de incêndio.

Recompensa de US$ 100 mil

O Corpo de Bombeiros do Condado de Riverside disse que o incêndio perto de Palm Springs foi criminoso, e estabeleceram uma recompensa de US$ 100 mil por informações sobre os responsáveis.

Eles não deram detalhes sobre os motivos para afirmarem que o incêndio foi criminoso. O jornal "Los Angeles Times" disse nesta sexta-feira que testemunhas viram adolescentes fumando maconha perto do local onde se acredita que o fogo tenha começado.

Os bombeiros que morreram foram atingidos por ventos irregulares quando tentavam salvar uma casa. Três deles morreram no local. O quarto oficial foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Um quinto bombeiro teve 95% do corpo queimado e está em estado crítico.

O incêndio foi o mais fatal para os bombeiros americanos desde 2001, quando quatro bombeiros foram mortos no Estado de Washington. Mas os prejuízos ainda não alcançaram os de outubro de 2003, quando incêndios queimaram durante dias nas montanhas próximas a Los Angeles e a San Diego, matando 24 pessoas, destruindo mais de três mil casas e devastando 300 mil hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]