Um grande incêndio florestal na Ucrânia, que começou há mais de uma semana, está a apenas um quilômetro de distância da extinta usina nuclear de Chernobyl e representa risco de radiação, alertou o Greenpeace nesta segunda-feira (13). O Serviço de Situações de Emergência da Ucrânia, por sua vez, disse que a situação está sob controle e que não há ameaças à usina nuclear.
O Greenpeace na Rússia sustenta que este é o maior incêndio que aconteceu na zona de exclusão da usina, desde que ela foi criada. Com base em imagens de satélite, os ativistas afirmam que existem dois incêndios na zona de exclusão: um totalmente interno, que abrange 12,4 mil hectares e que está a cerca de cerca de 1,5 km da antiga usina; e outro na fronteira da zona de exclusão, a 39 km da usina, que destruiu 34 mil hectares desde 3 de abril.
O Serviço de Situações de Emergência da Ucrânia disse que 310 membros de equipes de resgate estão trabalhando para acabar com o fogo e que três aviões e três helicópteros estão sendo usados na empreitada. As autoridades ucranianas também afirmaram que os níveis de radiação estão normais.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia