Três estados dos EUA - Texas, Oklahoma e Novo México - enfrentam incêndios em pradarias secas nestes primeiros dias de 2006. O fogo já consumiu dezenas de casas e dois pequenos povoados e forçou centenas de pessoas a fugir.
Os bombeiros viraram a noite tentando conter três grandes focos na madrugada desta segunda-feira. O vento forte e o clima seco estão propiciando a propagação das chamas.e pelo menos quatro mortes foram atribuídas aos incêndios até agora - no Texas e em Oklahoma. O governo do estado de Oklahoma pediu que a Casa Branca declare estado de emergência.
Um dos incêndios, perto das cidades de Carbon e Gorman, no Texas, tem cerca de 40 quilômetros de extensão. No estado, dois vilarejos desapareceram. Cento e vinte e cinco pessoas viviam em Ringgold e Kokomo, destruídos pelas chamas. Cross Plains, perto de Carbon, 90 casas e uma igreja foram consumidas.
Em Oklahoma, havia dezenas de focos no domingo. Casas foram queimadas em Oklahoma City, e os bombeiros dizem que toda a cidade está vulnerável aos incêndios.
Já na Califórnia, o problema são enchentes. O Rio Russian subiu três metros acima da margem, e o Norte do Estado foi a área que mais sofreu durante o fim de semana. Nesta segunda-feira, a tempestade chegou ao Sul do estado.
Deixe sua opinião