• Carregando...
Funeral de Costa, no Rio: enterro será em Nova Iorque | Vanderlei Almeida/AFP
Funeral de Costa, no Rio: enterro será em Nova Iorque| Foto: Vanderlei Almeida/AFP

O governo vai conceder R$ 500 mil a cada uma das famílias dos 18 militares brasileiros mortos no terremoto do Haiti, ocorrido no último dia 12. O valor deverá ser dividido entre os dependentes do mi­­litar morto, de acordo com critérios aplicados na legislação mi­­litar.

Além da indenização, o go­­verno também vai oferecer um segundo benefício aos estudantes dependentes. Cada um deles receberá uma bolsa educação de R$ 510 mensais para custeio da educação. O benefício será concedido até que o estudante complete 24 anos. A bolsa educação será reajustada pelo índice geral da Previdência Social, segundo informou a assessoria de imprensa do Planalto.

Os dois benefícios fazem parte de um Projeto de Lei que será publicado hoje no Diário Oficial da União. O projeto será enviado ao Congresso Nacional em forma de mensagem, segundo o Pla­­nalto.

Espera-se, neste caso, rápida tramitação. Conforme o regulamento militar, as viúvas receberão pensão vitalícia equivalente ao soldo dos cônjuges, que receberam uma promoção post-mortem, equivalente a uma patente acima. Os familiares das vítimas ainda terão direito a uma indenização da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda segundo o governo, caberá aos ministérios da Defesa e do Planejamento fazer o monitoramento dos estudantes que receberão a bolsa educação, bem como a frequência deles nas es­­colas.

Diplomata

O corpo do funcionário da Or­­ganização das Nações Unidas (ONU) Luiz Carlos da Costa, de 60 anos, que morreu no terremoto do Haiti, na semana passada, também foi velado ontem, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

O corpo foi velado até às 17h de ontem e segue hoje para Nova Iorque, onde será enterrado amanhã. Antes do velório, houve uma cerimônia com a presença do ministro das Relações Ex­­teriores, Celso Amorim; e de pa­­rentes e amigos do funcionário da ONU.

O corpo de Costa chegou na manhã de quarta-feira à Base Aérea do Galeão, onde desembarcaram também a mulher, Cristina, e as filhas Anna Maria e Marianna, que moram em Nova Iorque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]