O líder de centro-esquerda que recebeu a tarefa do presidente italiano, Giorgio Napolitano, de formar um novo governo de coalizão negocia com blocos opositores na expectativa de chegar a um consenso para encerrar as crise política e econômica do país.
Enrico Letta iniciou as consultas nesta quinta-feira, um dia depois de ter sido escolhido primeiro-ministro indicado, mas criar efetivamente um governo não será fácil.
Ele iniciou as negociações com antigos aliados da esquerda que não devem apoiar seus esforços, porque o governo vai incluir os conservadores ligados ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
Mas até mesmo os blocos que devem formar um novo governo, dois meses após as inconclusivas eleições nacionais, estão divididos. Berlusconi fez sua campanha prometendo o fim de um imposto sobre propriedades que é uma importante medida de austeridade implementada pelo atual primeiro-ministro Mario Monti, cujos aliados de centro também serão parte do governo. As informações são da Associated Press.