Ouça este conteúdo
Kash Patel, o indicado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para chefiar o FBI foi recentemente informado pela agência de que tinha sido alvo de um ataque cibernético procedente do Irã, segundo afirmou nesta quarta-feira (4) a emissora CNN, citando fontes familiarizadas com o caso.
De acordo com uma das fontes consultadas pela emissora americana, acredita-se que os hackers tenham acessado algumas das comunicações privadas de Patel.
O porta-voz da transição de Trump, Alex Pfeiffer, recusou-se a comentar este suposto ataque, embora tenha dito à CNN que "Kash Patel foi uma parte fundamental dos esforços da primeira administração Trump contra o regime terrorista iraniano".
Vários membros do círculo íntimo do republicano Donald Trump, que tomará posse no próximo dia 20 de janeiro, foram alvo de ataques estrangeiros nos últimos meses.
No mês passado, o FBI avisou a Todd Blanche, um dos principais advogados de Trump e agora seu indicado para ser vice-procurador-geral, que seu telefone celular foi grampeado por hackers chineses, segundo confirmaram à CNN fontes familiarizadas com o assunto.
Ao que parece, Blanche foi o segundo advogado de Trump a ser alvo de hackers estrangeiros, já que, segundo a emissora, em agosto a advogada Lindsey Halligan foi vítima de outro ataque de hackers iranianos.
O filho do presidente eleito Donald Trump Jr. também disse que o FBI o notificou de que era “um dos principais alvos” do Irã.
Trump anunciou no dia 30 de novembro que tentará substituir o atual diretor do FBI por Kash Patel, que chegou a dizer que a sede da organização deveria ser fechada e que o sistema de informações confidenciais do país é uma ferramenta do "estado profundo".
Patel substituiria Chris Wray, escolhido por Trump em 2017 para um mandato que tradicionalmente dura 10 anos, em substituição de James Comey.
Trump lembrou, depois de fazer o anúncio, que Kash Patel foi chefe do Estado-Maior do Pentágono, vice-diretor de Inteligência Nacional e diretor de Contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula