A Indonésia começou a preparar nesta segunda-feira um sistema de alarme de tsunami com o qual pretende evitar uma tragédia semelhante à de 26 de dezembro do ano passado, informaram fontes oficiais.
Idwan Suhardi, delegado do Ministério de Ciência e Pesquisa, afirmou que técnicos indonésios e alemães estudarão o fundo marítimo do litoral ocidental de Sumatra para instalar o mecanismo de alerta, que estará em funcionamento antes do fim do ano.
O presidente do Instituto de Geociência e Recursos Naturais do Instituto Federal da Alemanha, Bernhard Stribeny, afirmou que os técnicos estudarão a composição geológica e morfológica da área.
-Pesquisaremos como a placa continental no Oceano Índico está se movimentando em direção à Indonésia, como este movimento provoca terremotos e se estes geram tsunamis ou não - explicou Stribeny.
Suhardi acrescentou que, uma vez completada a pesquisa, serão instaladas duas bóias equipadas com alta tecnologia que transmitirão sinais ao Centro de Meteorologias e Geofísica de Jacarta e aos escritórios regionais da ilha de Sumatra.
As bóias serão instaladas a cerca de 100 metros do litoral, o que dará meia hora de margem aos habitantes de localidades costeiras para colocar-se fora de perigo diante da ameaça de ondas gigantes.
Ainda assim, os especialistas advertem que, além da ativação de alertas é necessário um plano de evacuação rápido e efetivo.
A pesquisa determinará a localização das bóias, mas Suhardi destacou que é provável que uma delas esteja no litoral sudoeste de Sumatra, a área com maior densidade de população costeira da Indonésia.
O sistema de alarme será parecido ao que está em funcionamento no Oceano Pacífico e oferecerá proteção não só à Indonésia mas aos demais países banhados pelo Oceano Índico.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião