As autoridades sanitárias da Indonésia confirmaram neste domingo que um menino de quatro anos foi identificado como portador do vírus da gripe aviária. As autoridades aguardam apesar o resultado final das análises em um laboratório de Hong Kong da mostra de sangue da criança infectada. Caso a prova seja confirmada, o paciente será incluído na lista de seis casos registrados na Indonésia em 2005, informou Nyoman Kandun, diretor-geral do Departamento de Prevenção de Contaminações do Ministério da Saúde.
Desde julho três pessoas já morreram e outras duas ainda estão contaminadas pelo vírus causador da gripe, o H5N1. O último caso de gripe aviária na Indonésia, confirmado sábado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o de um jovem de 21 anos que se encontra internado em estado estável no hospital Abdul Muluk, na província de Lampung.
A gripe aviária já provocou a morte de 60 pessoas e milhares de pássaros na Ásia. A OMS alertou, em comunicado, que a doença pode matar milhões de pessoas em todo o mundo se o vírus sofrer uma mutação e passar se espalhar entre humanos. O mal pode ser disseminado através de pássaros migratórios e já se espalhou da Ásia para a Sibéria. As pessoas que contraem a pior linhagem do vírus podem morrer de pneumonia viral ou problemas respiratórios agudos.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Bancada governista faz malabarismo para acabar com escala 6×1; acompanhe o Entrelinhas
Vereadores de Cuiabá receberão mais de R$ 57 mil com “gratificação por desempenho”
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico