A Indonésia pôs em funcionamento nesta segunda-feira (1º) um novo serviço de trens exclusivamente para mulheres que pretende resolver o problema do assédio sexual na hora do rush, informou a companhia nacional de ferrovias.
Uma das razões do lançamento de serviço exclusivo para mulheres são as várias queixas por causa de toques indesejados que as usuárias recebem quando os vagões estão abarrotados, informou a empresa estatal em comunicado.
A cada dia serão postos à disposição das mulheres oito linhas de ida e volta que cobrirão a rota entre Jacarta e as localidades da periferia Bogor, Depok, Tangerang e Bekasi, nas quais vivem muitos indonésios que trabalham a cada dia na capital do país.
Os trens exclusivos para mulheres estarão disponíveis de segunda-feira a sábado e suas rotas compreendem um horário que vai desde as seis da manhã até as seis da tarde.
A companhia nacional de ferrovia inaugurou este novo serviço depois do "sucesso" que tiveram os vagões só para mulheres que começaram a circular em agosto de 2010, declarou Eva Chairunisa, porta-voz desta empresa pública.
Eva acrescentou que estas novas linhas exclusivas não prejudicam as regulares já existentes, já que serão mantidas as 531 linhas que até agora conectavam a capital com seus arredores.