Lhokseumawe, Indonésia (AE/ AP) A Indonésia concluiu ontem a retirada de seus soldados da província rebelde de Banda Aceh depois de chegar a um acordo para que os rebeldes muçulmanos entregassem as armas e renunciassem às suas aspirações separatistas.
Cerca de 3,8 mil soldados com fuzis automáticos embarcaram ontem em cinco navios da Marinha e em um avião de carga na cidade portuária de Lhokseumawe, poucos dias depois de os insurgentes do Movimento Aceh Livre terem abandonado formalmente a luta armada. Em contrapartida, a Indonésia concedeu mais autonomia a um autogoverno de Aceh e mais controle sobre o petróleo existente na província.
Aceh é uma província rica em petróleo onde rebeldes separatistas em 1976 começaram a atuar com o objetivo de recuperar a independência. O conflito em Aceh começou em 1873, quando invasores holandeses ocuparam o sultanato até então independente. Apesar de os habitantes locais terem ajudado a Indonésia em sua guerra de independência (19451959), eles pegaram em armas nos anos 50 para combater o domínio de Jacarta.