A agência meteorológica da Indonésia emitiu um alerta de tsunami com potencial destrutivo neste domingo (16) depois que um terremoto de 7,7 graus na escala Richter atingiu a região costeira ao norte das Ilhas Sulawesi, no Oceano Pacífico.
O alerta foi confirmado pelo Centro de Controle de Tsunamis do Pacífico, dos EUA. Um tsunami é uma série de ondas gigantes que podem ser produzidas por uma erupção vulcânica submarina, por tremores de terra e também pela queda de meteoritos.
Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor teve magnitude 7,5 na escala de Momento e ocorreu à 1h02 de segunda-feira (horário local), 15h02 de Brasília.
O epicentro está localizado a 136 km da cidade de Gorontalo, em Sulawesi, e a 1.890 quilômetros da capital, Jacarta.
Um tremor secundário de 6 graus Richter foi sentido cerca de meia hora depois na mesma região, segundo as autoridades indonésias. O Centro Geológico dos EUA avaliou o tremor secundário em 5,7.
Ainda não há informações sobre danos ou feridos.
A Indonésia é um arquipélago de 17 mil ilhas e está localizada sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria de pequena magnitude.
A Indonésia lançou na terça-feira (11) um novo sistema de alta tecnologia para detectar potenciais tsunamis e fornecer alertas mais rápidos aos moradores da região.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus atingiu a Sumatra e originou um tsunami que matou 170 mil pessoas na Indonésia, a maior parte em Aceh.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião